quinta-feira, 17 de maio de 2012


Dentistas brasileiros enviaram um caso clínico atípico para o British Dental Journal. A paciente apareceu em uma clínica dentária na cidade de Varzelândia, Minas Gerais apresentando edema facial, dificuldade na mastigação, fala e deglutição.
Na anamnese, verificou-se que a paciente era uma mulher de 64 anos com o hábito de mascar tabaco, quadro de desnutrição e comprometimento cognitivo. Observou-se que a lesão evoluia a mais de 20 anos e a paciente nunca havia procurado atendimento odontológico. Exames de sangue, glicemia e pressão arterial apresentaram resultados normais.
No exame intra-oral, os dentistas verificaram uma massa extensa, esbranquiçada-marrom, de consistência endurecida, sem hemorragias, envolvendo os arcos maxilar e mandibular do lado direito e chegaram a suspeitar de uma lesão neoplásica. Os dentes apresentavam doença periodontal severa.
A paciente foi submetida ao tratamento periodontal completo e foi comprovada por examehistopatológico (biópsia) (foto) que a “massa” era na verdade um enorme bloco de cálculo / tártaro.
Tártaro
Haja cureta, amigo…

Nenhum comentário:

Postar um comentário